Pensar em projeto, literalmente é pensar fora da caixa. Pensar em projeto é entender que a triplice restrição (escopo, tempo e custo), devem acontecer harmoniosamente. Se um sofrer alterações, irá impactar fortemente em outro.
Este vídeo do movimento Playing for Change, mostra como uma pessoa (supostamente o Gerente de Projetos) sem nenhum conhecimento técnico em gerenciamento de projetos, colocou um projeto para funcionar. Através da música Stand By Me, fez um grande projeto com artistas de rua em várias partes do mundo. Imaginem o que foi gasto com equipamentos, deslocamentos e locações. O escopo ficou claro para todos, fazer um vídeoclip com artistas de rua, em várias partes do mundo e depois mixar o som com algumas imagens dos artistas. O tempo para cada gravação é outro ponto que deve ser considerado, pois o Gerente do Projeto, fez com que todos os artistas cantassem a mesma música. Outro ponto a considerar quanto a tempo, é o tempo que já foi gasto com este projeto, até janeiro de 2009 foram 46 meses. O projeto se iniciou em março de 2005. Conforme figura do cronograma listado abaixo.
O resultado fantástico pode ser visto abaixo. Este projeto show de bola.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sHfcJmcWTG0]
Abaixo a tradução do que representa o projeto Playing for Change
A Inspiração
Uma coisa que nunca mudou ao longo do processo foi o nosso compromisso de criar um ambiente para os músicos em que se poderia criar livremente e que não colocou obstáculos entre eles e aqueles que acabaria por sua experiência musical. Levamos o projeto com a energia e intenção que viajou por toda parte, fomos levados aos músicos que por si só, são geralmente inacessíveis. Neste aspecto, a inspiração que inicialmente estabeleceu-se neste caminho tornou-se um co-criador do projeto junto com a gente!